quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Resenha - Adam

McPHERSON, Brennan. Adam: The Mirror of the Almighty. Sparta (?): Self-published, 2016.


Bom, não é a primeira vez que falo desse autor. Brennan McPherson é um autor norte-americano que tem literalmente a minha idade e já está lá pelo seu quinto ou sexto livro lançado. Até agora, ainda não teve alguma coisa que eu tenha lido dele que eu não tenha achado fantástico. O jeito como ele mistura fantasia e a criatividade dele para a ficção cristã é um verdadeiro dom.

Quando falei de Cain (na resenha que está no link aí em cima), comentei que McPherson estava escrevendo uma série chamada "A queda do homem" e que Cain era o livro 1. Bom, ele resolveu fazer uma prequel utilizando a história do primeiro homem pra criar um pano de fundo e fechar o ciclo.

Adam, como projeto literário, é um livro autopublicado e que pode ser obtido de graça no site do autor. Foi assim que este arquivo *.pdf com apenas 18 páginas veio parar nas minhas mãos. Poderia se dizer até que é conto elaborado. Mas agora vamos ao conteúdo do livro em si.

O tom "bíblico" da obra é bem construído, há algo de solene e magnífico no ato da criação do homem. Não consigo evitar o pensamento que houve uma forte influência de Lewis aí nesta parte, especialmente de falar da Voz de Deus no ato da criação como música também. Sobre isso, há uma citação linda: 
"We are the product of his imagination, brought into being by his very Words.
Sound. That is what we are.
" (p. 5)
Novamente o autor faz algo que eu não gosto: ele coloca Deus na história e dá falas a Ele. Enquanto entendendo que não daria pra fazer uma boa história da Criação sem o Personagem principal, todavia me pego questionando como pode qualquer ser humano imperfeito dar falas a um Ser perfeito. Talvez seja apenas preciosismo da minha parte, mas é algo que incomoda meu coração.

Houve algo que me chamou a atenção. Quando lemos Gênesis, temos a impressão que tudo foi quase instantâneo. Mas McPherson teve a sacada de espaçar os acontecimentos. O que quero destacar é: ninguém se afasta de Deus de uma hora pra outra. Da mesma forma, o autor mostra Adão e Eva se preocupando com outras coisas e, pouco a pouco, deixando de lado a presença do Altíssimo.

Outra sacada de gênio: no momento da queda, pensamos que Eva estava lá, foi enganada pela serpente e só depois Adão é enganado também. McPherson monta a cena de maneira fantástica: a mulher estava lá sendo enganada, mas Adão estava próximo. Viu tudo acontecer e não fez nada. Por isso foi enganado junto. Perfeito! Não fere o texto bíblico e ainda mostra de maneira perfeita a corresponsabilidade do homem no momento da Queda! Vejam só:
"The woman looks at me as if for answers, but I only shake my head. The Serpent’s words carry a heavy undertow, and I feel swept under." (p. 11)
É de cortar o coração o momento da Queda. Em ver homem e mulher, cheios da Luz, de repente tomados pelo vazio das Trevas. Em vê-los alterados para sempre, manchados pelo pecado que agora arde e queima dentro dos seus corações. Um fogo que agora arde e queima para a Morte.

Aliás, depois da Queda, Deus expulsa os dois do Éden, para que eles não comam do fruto da Árvore da Vida. Deus tinha "medo", "receio" que eles comessem dela? De modo nenhum, foi um ato de amor. McPherson aborda isso da seguinte forma:
"[...], you must not be allowed to reach out your hand and take also from the tree of life and eat, and live forever. For to live forever in death is an Abomination. I will not curse you to such a fate." (p. 16)
Achei muito bom ver nos personagens os traços da Depravação Total, mostrando realmente um homem caído que, por sua própria vontade ou capacidade, jamais pode se achegar a Deus, a não ser que antes Ele venha a nós.

Eu particularmente não tenho dúvidas que McPherson vai entrar de vez pra minha estante e, tampouco, que ainda ouviremos falar mais dele no futuro. Meu sincero desejo é que mais jovens abracem esta arte e produzam livros de boa qualidade, que glorifiquem o nome do Senhor.

0 comentários:

Postar um comentário