segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

2019: o resumo da ópera

Bom, começo a criar um padrão, o qual desejo perpetuar e tornar um marco deste blog. Todo fim de ano, esta retrospectiva me é útil para ver o que diabos eu fiz no ano inteiro e também para apontar que melhores caminhos seguir no próximo. Vou seguir a mesminha estrutura do ano anterior. Vamo lá.    


1. Livros resenhados
    Graças a Deus consegui reaproveitar a tabela do ano passado, porque ô troço difícil de fazer se você não entende nada de programação. Este ano foi assim: 2019, 37 livros lidos. Pra ser bem honesto não fiquei muito satisfeito não. Ano passado foram 27 livros. Poxa, só 10 a mais? Vou olhar por outro lado e me contentar em ter conseguido uma média de mais de 3 livros por mês. É o que temos.

    Jan 1) Dois irmãos; 2) Hamlet
    Fev 3) Frankenstein; 4) O vermelho e o negro
    Mar 5) Jogador nº 1; 6) Everworld; 7) Noite na taverna
    Abr 8) Gato preto em campo de neve; 9) Ed Mort e outras histórias 10) O grande abismo; 11) Cartas do inferno
    Mai 12) Os irmãos Karamazovi; 13) O trílio dourado
    Jun 14) Brave new world
    Jul 15) Blade runner; 16) 2011: A space odissey;
    17) Steampunk: extraordinary tales; 18) How to write a sentence; 19) Writing fiction
    Ago 20) Livrinho da silva; 21) Cain; 22) O racionalista romântico;
    Set 23) The great Gatsby; 24) Prêmio SESC/RR de literatura 2010; 25) Ben-Hur
    Out 26) Um lugar ao sol
    Nov/Dez 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33) As crônicas de Nárnia; 34) Illidan; 35) A história de L; 36) Adam; 37) Oceanïc

    Um gráfico disso (esse eu sei fazer no pacote office -- mas também só sei porque é só clicar umas duas vezes), ficaria assim:


    Novamente, destes 37 livros, apenas 9 foram de autores nacionais. Diria que melhorou, se considerarmos que ano passado só li 7; mas, por outro lado, se vermos a proporção, fiquei bem abaixo do ano anterior. Não me esquivo dos autores nacionais, apenas não rolou química por enquanto (refiro-me, claro, aos contemporâneos, porque dos clássicos sou fã).

    Enquanto ano passado não havia lido nenhum de comédia, neste ano tivemos pelo menos Ed Mort; e ainda ficamos sem nenhum de amor. Mas permanecemos com uns bons de ficção científica, fantasia, um suspense de leve com Frankenstein, e outros diversos. Novamente estão inclusos aí aqueles que amei e também os que odiei, que sequer farão mais parte da minha estante.


    2. Concursos literários e produções

    Referente a concursos literários, 2019 não foi um ano bom para o Escritor ao Acaso. Primeiro que eu não fiz o devido controle de todos os concursos para os quais submeti texto, o que, novamente, resultou numa tabela meio capenga, coisa que veio da minha cabeça. Na tabela abaixo enumero os concursos em que fui aprovado (Sim), os que não fui (Não) e os que ainda estou aguardando resultado (Talvez).

    Sim 13ª edição da Revista Literalivre; Menção Honrosa no VI Concurso Literário Icoense (CLIC);  Newsletter "Faísca", S01E25, Revista Mafagafo;  2ª ed. Revista Literomancia
    Não XVII “Prêmio Jorge Andrade”, Academia Barretense de Cultura;  Antologia Delírios II (editora Converge); Novos Talentos FURB; Abrace um Autor; Concurso Literário Beleza e Simplicidade; Concurso Microcontos de Humor de Piracicaba; IX Concurso Internacional de Contos Vicente Cardoso; 2ª ed. Covil da Discórdia; 10º Prêmio Escriba de Contos; Concurso Cidade do Penedo de Poesia e Conto; Antologia Terror na Amazônia, ed. E-parágrafo.
    Talvez 32º Concurso Nacional de Contos Cidade de Araçatuba 2019;  Concurso de relato breve, CEBUSAL

    Foram ao todo enviados 17 contos para diferentes concursos. Como vocês podem ver a quantidade de "nãos" foi bem maior que ano passado. Claro que concursos literários são subjetivos, mas isto não significa que a gente não deva continuar tentando. Todos os "sims" que recebi considero que foram fruto de bom trabalho. Só o "sim" da Mafagafo já valeu ouro pra mim. Olha aí o resumo da tabela.


    Enquanto a categoria de concursos literários não teve lá essa repercussão, por outro lado, ainda falando de produções literárias, neste ano tivemos o precioso PERSONAGENS NÃO BÍBLICOS E SUAS HISTÓRIAS, meu primeiro livrinho que, em menos de dois meses, vendeu 350 exemplares. Quero ainda fazer um post específico apenas sobre o processo de escrita, revisão, envio e produção do livro propriamente dito.

    #O resumo da ópera
    • Livros lidos: 37
    • Textos escritos: sei lá, esqueci de fazer esse índice de novo; mas escrevi um livro!
    • Textos enviados pra concursos literários: 17
    • Textos aprovados: 4
    Interessante. Neste ano, participei de menos concursos literários que ano passado (em 2018, foram 18), mas meu índice de textos aprovados permaneceu o mesmo. No fim das contas, o segredo é seguir em frente. Personagens não bíblicos e suas histórias foi, de longe, o grande marco de 2019. Quem sabe o que futuro terá pela frente para este Escritor ao Acaso?

    0 comentários:

    Postar um comentário