quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Resenha - Ragnarök: o fim dos deuses

BYATT, A. S. Ragnarök: o fim dos deuses. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. E-book.   


Em cento e poucas páginas, Byatt traz uma narrativa quase autobiográfica: uma menina magra, em tempos de guerra, busca alento nas histórias da mitologia nórdica. Lá ela conhece os famosos Thor, Odin, Loki, mas também tem a oportunidade de saber um pouco mais sobre o Freixo-Mundo, as aventuras de Hel, e, claro, o fim dos deuses, o Ragnarök.

Em determinados momentos da leitura a gente acha que o livro era para ser classificado como infantil: longa e extensas enumerações de tipos de árvores, animais, biomas, entre outros. Parece aquele tipo de literatura que quer ao mesmo tempo ensinar o infante sobre a natureza enquanto conta uma história.

Mas não deixa de ser interessante conhecer uma mitologia não contaminada pela construção Marvel-Hollywoodiana destes personagens. Como a própria autora diz, os mitos não têm necessariamente a função de dar um final feliz, ou de contar uma alegoria, e isto vê-se presente em diversos momentos do livro.

Particularmente, esperava uma narrativa mais linear, porém o que encontrei foi uma expressão multiforme de mitos e suas origens em diferentes contextos, porém isso foi mais uma questão de expectativa mesmo. Não raro, a autora compara com sua experiência cristã na infância, classificando-a apenas como uma construção mitológica também. 

A autora usa essas comparações para tentar identificar semelhanças ou criticar diferentes referências à mitologia nórdica. Mas é complicado para a própria autora afastar o mito da sua própria interpretação dele, portanto, acaba sim utilizando o mito para argumentar em um ou outro sentido que lhe pareça mais próprio.

Não obstante, vale a leitura para adquirir mais conhecimento.

0 comentários:

Postar um comentário