sábado, 8 de setembro de 2018

Resenha - Galeria Fosca

VERÍSSIMO, Érico. Galeria fosca. São Paulo: Globo, 1996.


Pois é. Que Érico Veríssimo é meu escritor favorito já não é nenhum segredo. Esse livro se provou ser interessante, não obstante. É uma antologia. Não são apenas contos, há crônicas e mesmo críticas literárias escritas por Veríssimo quando trabalhava para a Revista Globo, lá pelas idos dos anos 1930.

Mais uma vez o que mais me chamou a atenção é ver um grande escritor da literatura brasileira de um ponto de vista mais humano. Em algumas críticas literárias ele fala de seus escritores contemporâneos (gente que nunca ouvi falar, pra ser sincero) e fala deles com tamanha familiaridade que parece algum conhecido. Além disso, Veríssimo revela suas preferências na leitura e até mesmo suas influências. É muito bonito quando ele fala da beleza que há em retratar o cotidiano.

Suas análises da literatura brasileira são surpreendentemente atuais, não obstante. Ele mesmo pergunta: como é possível comparar um escritor brasileiro com um europeu? Os contextos são muito diferentes e cada um tem sua peculiaridade. Ele retrata a infeliz realidade do escritor brasileiro, que tem que lidar com um mundo de outras situações além de escrever. Não obstante, há uma linda homenagem dele a Monteiro Lobato, por ocasião de sua morte: é de ter lágrimas vertendo nos olhos, absolutamente lindo e sensível.

Os contos presentes no livro são muito bons. Alguns deles fazem parte do universo expandido de alguns de seus livros. Há no livro o conto "O professor dos cadáveres", que é o melhor conto de terror dele que já ali até agora. Muito bom mesmo. "Galeria fosca" é um conto muito bom, mas acho que o anterior, "O elemento humano", é bem melhor. 

Por fim, Veríssimo também traz algumas notas do escritor, como "Como nasce uma personagem" e "Sete Meis". Na verdade esses dois já li em algum outro lugar, que é quando ele fala de um personagem que ele cria para ser só um tampão, mas na verdade ganha independência na história e acaba se tornando uma personagem principal e recorrente em outros romances.

Mais uma vez, não consigo evitar a recomendação. Um dia gostaria que alguém me dissesse que estou errado e que Veríssimo não é um grande escritor e gênio ao retratar a realidade do Brasil sem esquecer da sensibilidade que há presente em cada capítulo da história. Mas duvido que alguém o pudesse fazê-lo. Érico Veríssimo ainda é um forte momento da literatura brasileira.

0 comentários:

Postar um comentário