segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

2018: o resumo da ópera

Como esse blog no fundo é mais um diário de leitura do que qualquer coisa, este post é pra eu ter uma ideia de como foi minha carga de leitura esse ano e no que consistiu minha produção literária (se é que podemos dizer que há uma efetivamente). Vou iniciar com as resenhas e depois passar aos concursos literários que participei (tanto os que ganhei como não) e um resumo das produções. Não sei nem porque estou explicando isso, acho que é o apego ao método científico.


1. Livros resenhados
Tentei fazer uma tabela mas deu muito trabalho, não sei mexer com HTML e já estou velho pra aprender (ou talvez seja preguiça mesmo), ela está meio zoada mesmo, é a vida. Ficou assim: li em 2018 a marca desprezível de 27 livros. Penso que daria pra ter feito melhor, mas dá uma média de pouco mais de 2 livros por mês, o que penso ser razoável, considerando mestrado e trabalho como ladrões de tempo.

Fev 1) Judgment of Paris; 2) Ragnarok; 3) Kamigawa
Mar 4) Fantoches e outros contos
Abr/Mai  -- (zero)
Jun 5) Solar; 6) Biofobia
Jul 7) A garota de Cassidy
Ago 8) Sobre a Escrita; 9) Como contar um conto
Set 10) A arte de escrever; 11) Galeria Fosca; 12) Mil Tsurus; 13) Um piano para cavalos altos; 14) A jornada do escritor
Out 15, 16, 17) Lovecraft ; 18) Ciência Maluca; 19) O vampiro de Curitiba; 20) Grito de alerta
Nov 21, 22, 23 e 24) Crestomanci; 25) O homem de Barlovento; 26) Contos fantásticos (Maupassant); 27) Maravilhas do Conto Fantástico

Um gráfico disso (esse eu sei fazer no pacote office -- mas também só sei porque é só clicar umas duas vezes), ficaria assim:


Dos livros lidos, 7 são de autores nacionais (isso se contar o 27 nessa categoria), acho que falo mal dos outros e acabo fazendo o mesmo, né? (risos). Houve um salto na minha leitura, principalmente, por causa de Stephen King em "Sobre a Escrita". O conselho do tio Steve sobre a leitura como fonte primordial do escritor mexeu comigo, especialmente porque sei que ele está certo.

Acho importante que nessa lista constem tantos livros que considerei bons como aqueles que odiei e nunca mais pretendo ler nada do autor. Isto é um bom patamar pra que eu não fique bitolado em um único estilo ou tipo de escrita. Falando em gêneros, eu claramente deixei a poesia de fora, mas dentro da prosa teve ficção, terror, drama e sobre a própria escrita. Estão faltando aí: amor (romântico) e comédia. Anotar: pegar livros desses pra ler. Prometo que vou tentar ler mais autores nacionais, mas o pessoal tem que fazer por onde e merecer também.


2. Concursos literários e produções

Encontrar os concursos dos quais participei e não ganhei nada necessitou de uma busca no e-mail, e ainda assim acho que não peguei todos. Afinal a gente guarda as recordações boas, né? Mas é preciso registrar essas coisas pra aprender onde e o que se está fazendo. Na tabela abaixo enumero os concursos em que fui aprovado (Sim), os que não fui (Não) e os que ainda estou aguardando resultado (Talvez).

Sim
A Máquina Consciencial (Outubro, classificado); Inquietação (novembro, classificado); 5º Concurso de Textos Anônimos (novembro, 7º lugar) Palavradeiros (dezembro, 1º lugar)
Não
Concurso Literário Internacional ‘Natureza – 2017-2018’; Concurso Internacional Poesias em Árvores (CIPA) 2018; Sarau Brasil 2018; 8º Concurso Microcontos de Humor de Piracicaba; Projeto "Poética sobre as águas"; 9º Concurso Literário Cascavel; 26º Concurso da Academia de Letras de São João da Boa Vista; 4ª edição da Revista Aspas Duplas; 
TalvezXVII “Prêmio Jorge Andrade” da Academia Barretense de Cultura; próxima edição da Leitor Cabuloso; próxima edição da LiteraLivre; próxima edição da Bang; próxima edição da CapaA; VI Concurso Literário Icoense; Antologia Delírios II (editora Converge)

Foram ao todo enviados 18 contos e poemas para diferentes concursos, todos eles no Brasil à exceção da Revista Bang que é de Portugal. Ah, sim, são revistas literárias a Leitor Cabuloso, LiteraLivre, Bang e CapA. Sobre os "nãos" que recebi, apenas para um deles tenho justificativa: a Revista Bang encerrou suas atividades, daí não posso ser culpado, hehehe. Olha aí o resumo da tabela.


Eu tinha planos de mandar um conto pra Revista Trasgo, já havia até escrito, revisado e tudo o mais, só que aí vem a revista e diz que estava encerrada a chamada em fluxo contínuo de contos, que seria reaberta (talvez!) em janeiro de 2019. O gráfico deixa bem claro que recebi muito mais "nãos" do que "sins" e tem vários "talvezes" aí que são potenciais "nãos". O segredo é continuar tentando.

Além de tudo isso, tive três poemas publicados no blog Cultura de Roraima (link aqui) e também publiquei dois microcontos ao acaso no Facebook, só por diversão mesmo. Além disso, não posso dar spoiler, mas para fins de registro destaco que esse foi o ano que produzi um livro em co-autoria, a sair, talvez (e muito talvez) apenas em 2019, por motivos de tempo e dinheiro (especialmente o último).


#O resumo da ópera
  • Livros lidos: 27
  • Textos escritos: vários, esqueci de fazer esse índice, fica pro próximo.
  • Textos enviados pra concursos literários: 18
  • Textos aprovados: 4
E é isso aí. Ano que vem vamos ver o comparativo e ter uma noção se estou crescendo ou não. Afinal, nem sei direito o que vou fazer com toda essa história de escritor. Ai ai, mais uma coisa pra lista de coisas. Sou mesmo um escritor ao acaso.

0 comentários:

Postar um comentário