quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

2020: o resumo da ópera

Gente, daria pra escrever muito, mas muito mesmo sobre esse ano que passou, mas acho que esse não é o lugar pra isso. Aqui eu faço uma perspectiva literária do que fiz durante o ano, um padrão que iniciei em 2018 e vou tentar manter. Vai ter a mesma estrutura dos outros, vou focar nisso e vam'simbora.
  

1. Livros resenhados
    Bom, vemos aqui uma ligeira crescente (mas bem ligeira mesmo). Estamos assim:
    2018: 27 livros
    2019: 37 livros
    2020: 40 livros

    Embora eu esteja muito contente de ter alcançado a marca dos 40 livros, acho que alcancei o meu máximo possível, em comparação com o ano anterior. E, olhando para 2020 mesmo, apesar da pandemia e o isolamento, eu não vejo como eu poderia ter lido mais e ainda ter conseguido um bom aproveitamento.

    Pra ser honesto, eu sei que um bom escritor não pode ler da mesma forma que um leitor, ele precisa ter um olhar mais treinado, etc, e eu até tenho em alguns momentos. Mas, e fica aqui o registro, a leitura ainda é um dos poucos prazeres dos quais eu posso desfrutar sem me preocupar com as coisas. Por favor não tirem isso de mim.

    Jan1) A sombra do pai; 2) Classic tales of horror
    Fev3) Príncipe dos drogados; 4) O peregrino 5) Saga
    Mar6) The shining; 7) To kill a mockinbird; 8) Barrabás; 9) Guerra dos mundos
    Abr10) O fantasma da ópera; 11) Eden; 12) Viagem à aurora do mundo
    Mai13) Sarah; 14) Vivendo um chamado; 15) Antes do Éden
    Jun16) Of mice and men; 17) As aventuras de Tibicuera; 18) Os espiões
    Jul19) Gente e bichos; 20) A volta do gato preto; 21) O conto da aia; 22) A revolução dos bichos
    Ago23) Fora de horas; 24) Farehnheit 451; 25) Solo de Clarineta: memórias I; 26) Breve história da literatura brasileira; 27) Se um viajante numa noite de inverno
    Set28) Contos de amor, de loucura e de morte; 29) Good omens; 30) Pandemias; 
    Out31) Guerra fria (conto); 32) Solo de clarineta: memórias II; 32) Vinte mil léguas submarinas; 34) Além do planeta silencioso
    Nov35) Morro dos ventos uivantes; 36) Perelandra; 37) Uma criatura dócil
    Dez38) Lord of the flies; 39) Aquela fortaleza medonha 40) Os três mosqueteiros (adaptação)

    Dessa vez vou inovar e tentar criar um novo costume para essas retrospectivas: a melhor e a pior leitura do ano. Neste caso, posso começar pela última sem medo: Se um viajante numa noite de inverno, foi, tranquilo, a pior leitura que fiz em 2020 (sinto muito, Bianca rsrsrs). Por outro lado, a primeira parte das memórias de Érico Veríssimo, Solo de clarineta: memórias I, me abalou de um jeito que eu sei que não vou conseguir ler isso de novo sem chorar. Foi minha melhor leitura em 2020.

    E eis aqui um gráfico. Não sei o que me deu em Agosto que foi esse tanto, mas a média é de três livros por mês mesmo (o que já é um bocado até).


    Destes 40 livros, 11 foram de autores nacionais. Eu diria que foi uma média muito boa, considerando que nos anos passados foram 9 e 7. Mas este ano teve um diferencial: Érico Veríssimo e sua obra completa na minha estante. Não posso dizer ainda que sou super fã da literatura brasileira.

    Quanto aos gêneros, aí tem de tudo um pouco. Novamente ficaram de fora os livros românticos (que realmente não são a minha praia), mas ainda estão fantasia, ficção científica, drama e terror. Estes gêneros aí com certeza são aqueles dos quais não abro mão.


    2. Concursos literários e produções

    Ai, gente. E nós que com a pandemia achávamos que, estando em casa, íamos render horrores? Quem não se enganou dizendo: "Vou fazer um curso", "Vou aproveitar pra ler mais" ou "Vou escrever mais"? Como somos iludidos. 

    SimConcurso de relato breve (CEBUSAL, Espanha); Revista Lira (1ª e 2ª edições); Antologia “Relatório de Criaturas Extraordinárias” (Mafagafo); Antologia Acid+Neon 2.0 (Coverge)
    NãoPrêmio Castro Alves de Literatura; III Concurso Literário Foed Castro Chamma; Revista Subtextos; 32ª Semana de Letras da UNESP; 32º Concurso Nacional de Contos Cidade de Araçatuba 2019; Jornal Relevo (2x); Revista Tricerata; 
    TalvezRevista "A Taverna"; Prêmio Jorge de Andrade 2020; Outros Brasis da Ficção Científica (Ed. Caligo); Revista Literomancia; Contos Sombrios (Ed. Duende Amarelo)

    Devo confessar a minha surpresa em perceber que neste ano consegui produzir na mesma média dos anos passados. Considerando tudo que aconteceu, não sei de onde tirei cabeça pra escrever. Por outro lado, eu não estou contando aqui nenhum conto do Instagram, onde devo ter mais de 400 textos publicados (entre microcontos, poesias e crônicas). 

    Foram ao todo enviados 18 contos para diferentes concursos. Se vocês olharem a tabela, verão que tem 19, mas estou contando que um já estavam na categoria "talvez" do ano passado. Por outro lado, este ano foi uma surpresa. Pela primeira vez superei a marca de 4 aceites num ano! Sim, neste ano tive um aumento de 25% e fui para 5! Gente, eu estou realmente surpreso.

    Isso só mostra o que eu sempre falo: a gente tem que tentar, tem que enviar os textos. Ah! Neste ano eu ainda tive mais uma honra. Gerei um "filho literário", neto do Aldenor Pimentel. Desculpa, Lucas, sei que o mérito é seu, mas vou citar você nas minhas realizações de 2020, rsrsrs. Lucas S. S. do Nascimento, um roraimense de 18 anos que mal começou e já publicou dois contos nesse ano! Olha lá o blog dele: Contos do Tio Corino


    Gente, é impressionante como esses momentos de retrospectiva fazem a gente reconsiderar as coisas. Eu comecei a escrever isso aqui achando que o ano teria sido um fiasco. Mas não só eu publiquei mais do que nos outros, como também escrevi OUTRO LIVRO. Pois é, ele não foi publicado ainda, mas vem aí Outros personagens não bíblicos e suas histórias!!

    Poxa, esse ano tinha tudo para o primeiro livro, "Personagens não bíblicos e suas histórias", ter bombado. Certeza que eu tinha alcançado, fácil, a marca de 1000 livros vendidos. Ah, mas é a vida. Deus está no comando da situação e os Seus planos são os melhores.

    Sei que 2020 não foi um ano fácil para muitas pessoas, talvez eu só não tenha sido muito atingido. Mas a verdade é que, mesmo nas tragédias, nosso Deus está no comando. Não há plano que você possa fazer, não há ideia que você possa ter na sua cabeça que seja melhor do que o que Ele já planejou. É por isso, meus caros, que eu vivo sem medo. Se Deus é por mim, o que eu tenho a temer?

    #O resumo da ópera
    • Livros lidos: 40
    • Textos escritos: quem sabe algum ano eu mantenha esse controle; mas escrevi outro livro!
    • Textos enviados pra concursos literários: 18
    • Textos aprovados: 6
    Eita, que ano. Mas eu tenho certeza que 2021 será bom, pelo menos no começo. Sabe por quê? Eu vou lançar um terceiro livro! Ele já está prontinho, deve sair em Fevereiro ou Março!! Por essa nem o futuro esperava. E vamo que vamo, meu povo!



    4 comentários:

    Edgar Borges disse...

    "um bom escritor não pode ler da mesma forma que um leitor, ele precisa ter um olhar mais treinado."

    Naaaa... Nem entre nessa de agora só querer ler criticamente. Divirta-se.

    A tua média de leitura é absurdamente alta comparada com a minha...hahaha Assim como a média de material produzido para publicação diária nas redes e envio para concursos.


    Alías, ficou faltando aí nessa lista o número de contos postados nas redes.

    Vanessa Brandão disse...

    Gabriel, que bacana vc ter se identificado com Solo de clarineta. Foi um livro que também me tocou bastante. E o Um viajante numa noite de inverno eu também já li. Me causou certa estranheza, pois foi um livro muito recomendado. Depois eu entendi que se trata de uma leitura mais hermética. Italo Calvino é desses vanguardistas da língua, foi o que me disse a critica especializada. Achei sua produção excelente. Muita leitura e muita escrita. Ps. Só senti falta do nome dos autores na lista de livros lidos. Abraço fraterno.

    Gabriel Alencar disse...

    Obrigado pelo apoio @Edgar Borges! Eu mais do que nunca concordo: a leitura não pode ser apenas um trabalho, sem diversão. Obrigado por todo o carinho! Para o próximo ano vou ver se mantenho um controle melhor do que posto nas redes sociais (mas não prometo nada rsrsrsr)

    Gabriel Alencar disse...

    @Vanessa Brandão muito obrigado pelo comentário! Ítalo Calvino, pra mim, está na categoria dos autores que a gente tem que ler por obrigação, não por diversão (se eu fosse alguém relevante os críticos me destruiriam agora kkkkkk). Mas Solo de Clarineta foi fantástico mesmo, na verdade, toda a obra do meu mestre Érico Veríssimo é impressionante. Ah... sonhos. Obrigado por todo o apoio!

    Postar um comentário