sábado, 17 de dezembro de 2022

Resenha — Comédias para se ler na escola

VERÍSSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Depois de ler este livro, duvido que algum jovem ainda seja capaz de dizer, sinceramente, que não curte ler. (p. 15)
A primeira vez que li este livro eu estava no Ensino Fundamental. E a citação acima, de Ana Maria Machado, não podia ser mais verdadeira. Por isso preciso começar esta resenha tirando o chapéu para ela, que selecionou e organizou as crônicas e textos de Luis Fernando Veríssimo que compõem essa obra. Não sei se este livro teria decolado e alcançado tantos se não fosse pelo trabalho dela.

A obra em si é uma coletânea de textos, crônicas, contos de Luis Fernando Veríssimo. Os textos são sempre curtos, bem-humorados, fáceis e divertidos de serem lidos por leitores de todas as idades, de todos os estilos literários. Não consigo imaginar alguém que sinceramente não consiga gostar dessa obra.

Embora já tivesse lido-a há um bom tempo, várias das histórias eu lembrava direitinho como começavam e terminavam. Isto não significa, porém, que não houve algumas que me surpreenderam e outras que me fizeram gargalhar (O recital foi uma delas).

Olhando para o título das histórias, vejo que os meus se parecem muito com estes. Apenas duas palavras, quando muito três ou quatro. Títulos simples e que tentam traduzir bem o conteúdo do texto. Gente... tudo indica que fui influenciado pelos Veríssimos novamente, mesmo sem perceber. Até que ponto esse povo consegue ser tamanha influência na minha vida?!

Não tenho resposta pra isso, porque quanto mais eu me aproximo deles, cada vez descubro um pouco mais de mim mesmo nos textos. É por isso que esse livro vale a pena ser lido.

Semana passada uma mãe entrou em contato comigo pedindo que eu sugerisse leituras para seu filho pré-adolescente que tem se interessado bastante pela leitura. Na ocasião, só me veio à mente Sherlock Holmes e Guia do Mochileiro das Galáxias. 

Dias depois, contemplando minha estante, vi Comédias para se ler na escola. Naquele momento eu sabia. Tirei o livro da estante, ciente de que o leria pela última vez. Está na hora de passar essa belezura para outra pessoa desfrutar. 

Não se engane, isso não é uma despedida. Vou comprar outro exemplar pra mim depois. Tá achando que sou besta? 

0 comentários:

Postar um comentário