Esse é um daqueles livros que você vê na estante da livraria e pensa: "Eoq?! Esse eu levo!". Foi assim que veio parar nas minhas mãos esse livro retratado no universo de Star Wars, abordando um dos personagens que considero dos mais enigmáticos e, por isso, dos mais interessantes. Vamos à resenha.
[...] he had looked into the eyes of the Sith, and he had seen his doom there, as plain as the tattooed whorls that surrounded those eyes [...] (p. 123)
O livro é uma narrativa que acontece cerca de seis meses antes do primeiro filme de Star Wars. Aqui acompanhamos o humano Lorn Pavan e seu andoide I-Five como personagens principais. Ao longo do caminho vão aparecendo alguns Jedi, inimigos, e Darth Maul na verdade é o grande vilão da história, perseguindo os mocinhos até o fim.
Como pontos positivos, confesso que eu estava descrente com a estrutura que o autor escolhera: uns cinco nucleos diferentes de movendo ao mesmo tempo. Vários personagens caminhando em lugares diferentes, agindo como cortes de câmera num filme de ação, com várias pessoas fazendo coisas ao mesmo tempo, mas que no fim estão todas interligadas.
Mas devo confessar que fui surpreendido com a capacidade dele de concatenação, unindo os diferentes fios numa trama razoavelmente coesa, numa narrativa até bem engajante em vários momentos, que faz a gente ficar curioso pelos diferentes personagens e como eles vao se encontrar em algum momento.
Outra coisa que é de se tirar o chapéu para o autor é que, com milhares de mundo ao seu dispor, o autor optou por focar praticamente toda a história cidade de Coruscant. Esse é um perfeito exemplo de "não é por que vc tem a galáxia ao seu dispor que você vai usar ela toda". Ao concentrar a história, deu mais profundidade à cidade e deixou a narrativa mais condensada, mais firme.
Agora, creio que os pontos negativos são maiores que os positivos. Ora senão vejamos.
A comçear que Darth Maul leva o título na capa, mas não é o personagem principal. Ele certamente é o antagonista, mas isso ainda é muito raso. A gente não conhece ele com muito mais profundidade, nem acompanha seus desdobramentos mais próximos. Ele é um vilão dentro de uma boa estrutura, mas é isso. Ele poderia ser qualquer outro vilão e isso não faria diferença. Além de, em vários momentos, ser um personagem superficial, sem muitos detalhes.
Outro ponto que não curti é que o livro está mais para fanfic de Star Wars do que realmente uma história ambientada naquele universo. O livro está cheio de estereótipos, usando espantalhos de personagens parecidos que vemos em filmes. Me parece que ele estava mais preocupado em escrever o que aquele público gostaria de encontrar do que realmente contando uma boa história.
Se por um lado a estrutura é boa e o autor foi capaz de concatenar bem a trama, por outro, em mais de um momento o livro tem umas forçadas de roteiro pra que todos esses fios soltos se encontrem. São momentos que a gente tá lendo e diz: "Nossa, que coincidência isso acontecer exatamente agora, exatamente com essa pessoa, não?"
E falando em forçada, a coisa descambela de vez mesmo quando o enredo é jogado pela janela. No último 1/3 o livro vai perdendo força, até que no último ato a coisa vai de mal a pior, com personagens mudando suas motivações ou sendo bobinhos demais, indo contra sua própria astúcia ou personalidade. Perto do final o autor sentiu a necessidade desnecessária de enfiar um romance goela abaixo na gente. Não havia clima pra isso, não havia preparação, não havia sequer motivação. Colocou por colocar, deu pra ver, e ficou feio. Isso sem falar no momento que, não mais que do nada, a Padawan se rendeu à Força e ficou instantaneamente poderosa. Ah, mano, fala sério, viu?
No final, eu estava honestamente torcendo pelo vilão, de tão irritado que o autor me deixou com essa falta de zelo pela história. De qualquer forma, esse é um dos livros que, depois que a Disney comprou os direitos de Star Wars, tudo foi descartado e deixou de ser canônico daquele universo.
No fim das contas, achei uma grande pena que um personagem como Darth Maul não tenha sido melhor aproveitado, tendo sido colocado num livrinho genérico de história fraca. Por outro, menos pior que pelo menos esse livro agora não é mais parte do universo expandido de Star Wars. Dos males, o menor.